quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Retângulo - área

8. Observe a figura geométrica abaixo e determine qual é a área. Assinale a alternativa CORRETA.









A) 22 cm²      B) 12 cm²       C) 16 cm²      D) 06 cm²      E) 72 cm²


Fonte: Prova de Auxiliar Administrativo – Prefeitura São Pedro das Missões – RS – aplicada em 2014.


Solução:
















12 . 6 = 72

A Propriedade Comutativa da Multiplicação nos ensina que a ordem dos fatores não altera  o produto.

6 . 12 =  72


Resposta 72 cm² - letra E













segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Porcentagem

Em 2005 a frota de veículo tipo motocicleta na cidade de Dias D’Ávila era de 960 unidades, em 2013 esse número passou para 3693.

Fonte: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=291005&idtema=128&search=bahia|dias-d`%C3%81vila|frota-2013

Consulta realizada em 24/11/2014 às 21:43:55

De acordo com os dados acima mencionados, calcule o aumento da frota em taxa percentual.


Solução:

Subtraia:
3693960 = 2733

Calculando pela fórmula I = 100 . P / C





















I = 100 . P / C
I = 100 . 2733 / 960
I = 273300 / 960
I = 284,6875

Resposta: aproximadamente 284 %






Resolvendo pela regra de três.

960 corresponde a 100%
2733 corresponderá a “x”

2733 . 100 : 960
273300 : 960
284,68

Resposta:  aproximadamente 284%










Operações Fundamentais

7. Um caminhão está carregado com 83,000 Kg. Quantas toneladas tem no caminhão? Assinale a alternativa CORRETA.

A) 8,35 toneladas.   B) 0,03 toneladas.   C) 83 toneladas.    D) 8,130 toneladas.               E) 12,300 toneladas. 

Fonte: Prova de Auxiliar Administrativo – Prefeitura São Pedro das Missões – RS – aplicada em 2014.


Solução:






























Resposta:  83 toneladas – letra C










sábado, 22 de novembro de 2014

Porcentagem

A cidade de Dias D’Ávila, no ano de 2005, tinha uma frota de 416 veículos tipo caminhão, em 2013 essa frota passou para 652 veículos. Pesquisa realizada em  22/11/2014 às 15:53:09 no site:  http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=291005



De acordo com o texto acima qual a taxa percentual desse aumento?


Solução: 
















Subtraia:
652416 236

Resolvendo pela fórmula:  I = 100. P / C


Onde:
I = taxa
P = porcentagem
C = capital

I = 100.P / C
I = 100 . 236 / 416
I = 23600 / 416
I = 56,7307

Resposta: o aumento foi de 56,7307%





Resolvendo pela regra de três.

416 corresponde a 100%
236 corresponderá a “x”

236 . 100 : 416
23600 : 416
56,7307

Resposta: 56,7307%





Resolvendo pela Propriedade da Proporção.

416 / 100 = 236 / x
X . 416 = 236 . 100
x . 416 = 23600
x = 23600 / 416
x = 56,7307

Resposta: O aumento foi de 56,7307 %





Se preferir resolva assim:

Divida a porcentagem pelo capital
236 : 416 = 0,567307

0,567307 . 100 = 56,7307

Resposta: 56,7307%





Operações Fundamentais

A cidade de Dias D’Ávila, no ano de 2005, tinha uma frota de 416 veículos tipo caminhão, em 2013 essa frota passou para 652 veículos. Pesquisa realizada em  22/11/2014 às 15:53:09 no site:  http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=291005


1 - De acordo com o texto acima, qual foi o aumento desse tipo de veículo nesse período?

Solução:

Efetue a operação de Subtração.

652
Minuendo
416
Subtraendo
236
Resto ou diferença


Resposta: O aumento foi de  236 veículos.




Fração

5. Uma fábrica tem 36 funcionários. Em um determinado dia faltou  1 / 9   de funcionários. Quantos funcionários faltaram neste dia? 

A) 10 funcionários.             B) 09 funcionários.             C) 08 funcionários.                     D) 04 funcionários.             E) 01 funcionário.

Fonte: Prova de Auxiliar Administrativo – Prefeitura São Pedro das Missões – RS – aplicada em 2014.

1 / 9
O número  9 está embaixo ou depois do traço, ele é o denominador.  O denominador de uma fração indica em quantas partes foi dividido o inteiro.  

O número 1 está em cima ou antes do traço ele é o numerador. O numerador de uma fração indica quantas das partes foram consideradas.




Resolvendo pela regra de três.


















9 / 9 corresponde a 36
1 / 9 corresponderá a “x”

Para facilitar a operação aplique a técnica do cancelamento. Elimine o 9 de 9 / 9 e o 9 de 1 / 9, ficará:

9 corresponde  a 36
1 corresponderá a “x”

1 . 36 : 9 = 4

Resposta: 4 funcionários -  letra D.


Resolvendo pela operação inversa.

36 : 9 . 1 = 4

Resposta: 4 funcionários – letra D





segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Operações Fundamentais

4. Cinco dúzias de bolas rosas equivale a quanto? Assinale a alternativa CORRETA.

 A) 61           B) 60           C) 63           D) 30           E) 304

Fonte: Prova de Auxiliar Administrativo – Prefeitura São Pedro das Missões – RS – aplicada em 2014.


Solução:


Some:

12 + 12 + 12 + 12 + 12 = 60

ou


Multiplique:

12 . 5 = 60



Resposta: letra B















Vamos recordar?


Lembre-se: 1 dúzia corresponde a 12



12, 5 e 60 pertencem à primeira classe - unidades simples.





1ª Classe
Unidades Simples
Ordens
Centena
Dezena
Unidade

1
2


5

6
0



Leitura:
12 – doze
  5 – cinco
60 – sessenta.


Forma decomposta:
12 = 10 + 2
  5 =   5
60 = 60



Na operação de Multiplicação temos:


12
Multiplicando
  5
Multiplicador
60
Produto





Conjunto dos números naturais.

N = {0, 1, 2, 3, 4,...5...12...60...}

O Conjunto dos Números Naturais é representado pela letra N

O menor número natural é o Zero.

Não existe o maior número natural, portanto, o conjunto dos números naturais é infinito.

Os números 12, e 60 são pares, ou seja, ao serem divididos por 2 não deixam resto.

12 : 2 =   6
60 : 2 = 30

Quando uma divisão não deixa resto é denominada de divisão exata.


O número 5 é impar, ou seja, ao ser dividido por 2 sobra resto.


Dividendo

Divisor

Quociente
Resto
5
:
2
=
2
1



5 : 2 não é uma divisão exata.


Símbolos.

5 < 12

O sinal < significa menor que.

12 > 5

O sinal > significa maior que.



Propriedade do Fechamento – O produto de dois ou mais números naturais também é um número natural. Considerando-se 12 e 5 como números naturais, o produto, ou seja, 60 também é um número natural.


A Propriedade Comutativa da Multiplicação nos ensina que a ordem dos fatores não altera o produto.


Veja:

12
fator
  5
fator
60
Produto



  5
Fator
12
Fator
60
Produto



A operação inversa da multiplicação é a divisão.

60 : 5 = 12